A história do que de mais importante aconteceu entre 1989 e 2010 na área de meio ambiente está sendo contada no livro Água mole em pedra dura, que reúne trabalhos dos chargistas mineiros Aragão, Genin e Ricardo Melo publicados no jornal Ambiente Hoje, da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).
O livro será lançado no próximo dia 6 de maio, na Escola Superior Dom Hélder Câmara, em Belo Horizonte e será precedido do debate “História da política ambiental em Minas Gerais”.
Participarão do debate o ex-ministro do Meio Ambiente e ex-secretário de Meio Ambiente de Minas, José Carlos Carvalho; o ex-presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira; a superintendente-executiva da Amda, Maria Dalce Ricas, e o chargista José Carlos Aragão, um dos autores do livro, que traz 104 trabalhos dele, Genin e Ricardo Melo.
As charges foram editadas em ordem cronológica, divididas em seis temas: “desmatamento e biodiversidade”; “ação do poder público”, “cena urbana”; “água”, “Amda e Lista Suja” e “o futuro do planeta”. O título Água mole em pedra dura reflete a persistência dos autores das charges em apontar os problemas e, ao mesmo tempo, cobrar soluções.